Retrato Falado

Ele te conhece – Escuta essa música.

Certamente você já viu na televisão ou em algum outro lugar, os retratos falados, não é mesmo? Seja para procurar um ladrão, um ente desaparecido ou apenas para descrever alguém, é um mecanismo que serve para desenhar ou ilustrar pessoas com um fim especifico através de descrições de terceiros.

Não sei se isso ficará claro para você, mas, o retrato falado sempre será uma aproximação externa, nunca a própria pessoa, entende? Enquanto lia um pouco sobre o tema, após Deus me trazer essa reflexão, fui realmente impactado como nós, obras primas do Rei, nos deixamos ser retratos falados nas mãos de outros.

man sitting on brown grass field playing with smoke

Eu já me deixei ser levado por opiniões externas. Já me deixei ser definido pelo que falavam que eu era e já, muitas vezes desacreditei de mim por passar a não me ver mais. Penso que não mensuramos a força das palavras e o quanto somos frágeis a respeito das opiniões dos outros. Eu me tornei um retrato falado, mas, eu não era eu.

” A saga de olhar para si e se compreender vai além do auto-analisar. Há muitas interferências e ruídos que distorcem a nossa concepção do eu. Muitas vezes até como nos enxergamos, não é como somos, é como dizem que somos.”

No processo do nosso crescimento e aprendizagem, acumulamos diversas marcas e cicatrizes que já nos deixam com a identidade machucada. Além disso, vivemos uma constante luta para nos manter firmes naquilo que cremos que somos. Quem já teve que gritar mais alto que a voz interior sabe o quanto fica mais difícil quando você precisa lidar com a sua voz sã, a voz que lhe distorce e as vozes externas.

Posso afirmar, sem qualquer medo e receio que um dos maiores desastres que podemos passar é quando você escuta tanto o que lhe acusam, que lhe apontam e o que descrevem que quando você vê o retrato falado da sua vida, você passa a o enxergar como você mesmo. Trapos, rabiscos e buracos de uma que face dizem que é sua, mas não é nada sua.

Retratos Falados que se esbarram no meio da cidade e não conseguem se encontrar por buscar nos outros a identidade que lhe falta. Rostos distorcidos, corações poluídos e almas feridas que gritam para calar o som que perturba quem pensam que são”

person's hand over brown floral field during daytime

O fato é que vivemos uma geração sufocada, com a alma pesada e perdida. Uma geração que vive constantemente com o peso que a sociedade impõe, que a cultura espera e que os outros determinam, mas esquecem que a verdadeira identidade já está definida em Cristo.

Imagine que Deus lhe desenhou e que ele fez cada nuance e cada detalhe com muito amor e Ele lhe entregou essa obra prima e saiba que Ele disponibiliza para você o acesso de como Ele te criou.
Mas, inconsequentemente, temos deixado que outras pessoas peguem suas canetas e lápis e comecem a riscar sobre o desenho que Ele fez e transforme em uma aberração.


“Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.
Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.” Salmos 139:13,14

Muito do que escrevi acima, já passei na pele e acredito que você também e cada um com a sua proporção. Hoje, acredito que tenho me aproximado e apagado os rabiscos dia após dia e tenho encontrado em mim algo novo e desconhecido que estava dentro de mim esse tempo todo.

Você é especial, você é incrível e você é amado e amada por Deus. Nunca deixe que as vozes de fora te façam parar enquanto a voz do Espírito te manda ir. Nunca deixe que a sua vida seja uma guerra de vozes humanas enquanto a Voz de Deus sobre você é soberana.

Nunca deixe que padrões que lhe impõem sejam o guia da sua vida. Nunca mude sua essência para agradar ninguém. Nunca deixe de ser você para chegar em algum lugar. Nunca deixe de ser o filho que Deus sonhou que você fosse.

” O sangue de Cristo é como a água que limpa toda a bagunça e traz a tona a verdade escrita sobre mim. Na cruz encontrei a minha identidade e verdade. No sofrimento encontrei a minha força. Na alegria encontrei a graça. Na minha vida encontrei quem eu sou, aos pés do meu autor”

2 pensamentos

  1. Uau!!! 👏🏼👏🏼 Que você possa ser cada dia mais usado por Deus. Obrigada por ter permitido e deixado fluir esse texto maravilhoso. Era/é o que eu tava precisando ler pra não desanimar. Por mais que eu saiba por onde ir, muitas vezes são tantas vozes dizendo que é o caminho errado que abrimos espaços para dúvidas. 🙏🏻 Obrigada!

    Curtir

  2. Que lindo!
    A mensagem é extremamente PERFEITA, trás uma reflexão muito profunda sobre quem somos…. o que temos feito…!

    É sobre quem somos, não sobre o que pensam sobre nós, ou em quem nos fazem acreditar que somos…. Isso é profundo de mais! GLÓRIA a DEUS por TUDO! Inclusive por sua vida!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.